Quem somos

A AKA, associação Kasa do autista, nasceu em 2009 da iniciativa do grupo de pais, devido à necessidade de informações e assessoramento às famílias no espectro.

 A Associação tem por finalidade, dar assistência, promover e incentivar“ pesquisas e estudo sobre Autismo, bem como desenvolver programas de amparo, ajuda, adaptação, reabilitação e integração social sem distinção de raça, cor, condição social, credo político ou religioso, assegurando o livre ingresso independente de quaisquer pagamentos aos que solicitarem sua filiação como assistido, desde que diagnosticado Autista e dentro da capacidade de atendimento da Associação. Inclusive também em seus objetivos a defesa dos interesses e direitos protegidos pelo Estatuto da criança e do Adolescente Lei nº 8069 de 13/07/1990 e legislação correlata, sendo dispensada a autorização da Assembleia para esse fim, ficando a Diretoria autorizada a tomar as providências cabíveis e possíveis.

Em 10 anos de atuação foram criadas pela AKA com apoio dos vereadores as lei minicipais:

Lei 2820/2015: “Cria a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, institui a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e dá outras providências”.

Lei 3169/2017: Utilidade Pública

Lei 3169/2017: “Declara de Utilidade Pública a Associação Kasa do Autista,

Lei 3398/2018:  “Dispõe sobre as diretrizes de atendimento preferencial, a inclusão do símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento preferencial e cria a carteira de identificação para autistas, conforme especifica”.

Diretoria AKA

Presidente: Sandra Mara Aparecida do Prado;
Conselho Fiscal: Alexandra Mendes Soares da Silva, Maria de Lourdes Medeiros Raimondi, Aparecida Pereira Moisés, Simone Ribeiro dos Santos Galli;
Conselho Consultivo:  Rosilaine de Fatima Vieira da Silva, Cargo vago.
Conselho Consultivo: Daiana Aparecida Stresser Fiatcoski, Edinéia de Souza Bernardino.
Tesoureiro: Greice Christini de Assis.

Endereço:  Rua Júlio Pinor Szymanski, 294 – Cachoeira – 83.708-460 – Araucária – PR

Portfólio – Sandra
Sandra Mara Aparecida do Prado, mãe do Gonçalo,

  • Presidente AKA desde 2012;
  • Conselheira do COMUDE – Conselho de Direito das Pessoas com deficiência de Araucária, representando o Atismo;
  • Estudante de Psicopedagogia;
  • Ativista da causa do autismo e palestrante sobre o tema autismo.
Loading…